• Portal da Graça

MIRIÃ, UMA REFERÊNCIA DE CORAGEM


Miriã viveu no Egito na época em que o seu povo estava escravizado. Depois de ter vivenciado uma circunstância difícil, pode glorificar a Deus por grande libertação.
Ela assistiu e participou das lutas do povo Hebreu revelando uma personalidade especial.
Filha de Joquebete, pode ver a coragem de sua mãe ao esconder seu filho Moisés num cesto e colocá-lo sobre o Rio Nilo confiando que Deus o guardaria. 

Miriã conviveu com essa mãe que confiava no Senhor, e que preferiu crer em um Deus que conhecia a correr o risco de ter seu filho Moisés, nascido há pouco, ser lançado no rio pelos soldados de Faraó.

Miriã participou deste ato de fé, levando-a a ter uma vida de ousadia e coragem. Poderíamos pensar que Miriã já era uma mulher na ocasião deste acontecimento, mas a bíblia nos diz que ela tinha entre 7 e 10 anos quando prostrou-se à margem do rio, cuidando à distância de seu irmão que descia o Rio Nilo guardado pelo Senhor.

Arriscando a sua própria vida, seguiu o cesto com a expectativa de que algo acontecesse e seu irmão fosse resgatado do perigo tanto dos soldados quanto de perder-se naquele rio e morrer. A uma certa altura viu que Moisés havia sido resgatado pela filha de Faraó e como criança, aproximou-se para ver mais de perto o que se passava. 

Observou a cena e perguntou:

- "A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino? " (Ex. 2.7).

Que momento importante! Sua atitude corajosa apontava para seu futuro, para a mulher e a líder que seria. Não era comum que as meninas de sua idade fossem ousadas como Miriã, mas esta criança tinha algo especial que a fazia agir com inteligência e astúcia.

Obteve permissão da filha de Faraó e assim trouxe sua própria mãe para servir como ama para Moisés. Isso é maravilhoso! Miriã ajudou a salvar seu irmão ao mesmo tempo que trouxe consolo ao coração de sua própria mãe.

Muitas vezes enfrentamos tempestades e ficamos desanimadas. Nosso coração inquieto parece nos forçar a fugir nos levando a uma zona de conforto.

Miriã não hesitou em ajudar seu irmão. O conhecimento que possuía do Deus de seus pais certamente a impulsionou, isto nos leva a compreensão da importância de ensinar nossos filhos no caminho em que devem seguir, pois mesmo ainda crianças tem a presença de Deus no coração.

Miriã teve uma oportunidade e  não falhou. Se envolveu com aquela situação e teve senso de oportunidade.
- “Vou chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino”.

Precisamos estar atentos para os propósitos de Deus em nossas vidas e não perder os momentos oportunos que o Senhor nos oferece.

Necessitamos desenvolver uma visão clara do reino de Deus e dos seus propósitos. Devemos levantar os nossos olhos para enxergar além das nossa limitações e ter fé no futuro preparado por Deus.

Se formos disponíveis para Deus e nos colocarmos à Sua disposição, Ele nos usará e exaltará.

                                                                                                                                  Graça de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário
Deus abençoe sua vida
IABPC - SOROCABA

Total de visualizações de página